RIG 2023 - Objetivo Específico: Ampliar a capacidade e prover a atualização dos recursos computacionais
A área de tecnologia da informação e comunicação da informação (TIC) tem envidado esforços e implementado iniciativas para contribuir com a realização de objetivos estratégicos e específicos da área. No último ano, destacam-se ações para ampliar a infraestrutura de TIC e de sistemas e serviços digitais, tais como: maior investimento alocado à área; aumento do número de servidores, ainda que com baixo porcentual alocado para o órgão de TIC; desenvolvimento de novos sistemas e substituição de sistemas legados, por meio do “Projeto Inova Sistemas”; ampliação de equipamentos e serviços para o crachá institucional, conectividade, controle de acesso e videomonitoramento. Outro conjunto de iniciativas está direcionada à ampliação do acesso e da segurança da informação, destacando-se a implantação de plano de gestão de riscos; a implementação de ações relacionadas à política de segurança da informação; a orientação arquivística e a organização de documentos digitais; a gestão eficiente do serviço de informação ao cidadão (SIC); a ampliação dos recursos e práticas para transparência ativa, com disponibilização de dados de interesse público.
No que tange às iniciativas para ampliação da capacidade e atualização dos recursos computacionais, foi possível, no final de 2023, um incremento no orçamento para viabilizar uma das aquisições definidas para este projeto (solução switch core). Foi possível também a reposição de boa parte das vagas ociosas dos cargos de TIC.
Tabela 48 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Ampliar a capacidade e prover a atualização dos recursos computacionais”
Fonte: UFG, 2024.