Os eventos institucionais na UFG compreendem posses de diretores, inauguração, cerimônias de colação de grau, entrega de títulos honoríficos e premiações, como o Consuni Festivo e as olimpíadas científicas.
Além dos programas diários Mundo UFG e Conexões, a UFG registrou outras produções audiovisuais em 2023: Meu Filme na TV (treze episódios), Dia Mundial de Rock (três episódios), Dia da Poesia (noventa episódios), minidocumentário Inclusão (quatro episódios) e atualização da série Estude na UFG (com oito novos episódios). Só no Mundo UFG foram entrevistadas 1.531 pessoas.
O somatório de postagens em redes sociais da UFG (exceto YouTube) atingiram 1.764.664 usuários/contas em 2023. A Reitoria Digital publica o conteúdo resultante de coberturas de reuniões no Gabinete da Reitoria – ou ações específicas com a reitora e o vice-reitor – na conta do Instagram @reitoriaufg. Em 2023, esse perfil atingiu quatorze mil seguidores e foram publicadas 319 notícias. A Rádio Universitária vem trabalhando para a migração da frequência AM para FM. Além de oficinas preparatórias direcionadas à equipe de produção, técnica e jornalismo, a programação e identidade sonora foram redesenhadas para atender ao novo formato, que deve estrear em meados de 2024.
Em 2023, o Jornal UFG publicou 190 matérias, o que representa uma média de dezesseis publicações por mês. Ao longo dos anos, a produção do jornal reflete principalmente as flutuações relacionadas a recursos humanos. As editorias Humanidades (23,7%) e Ciências Naturais (22,6%) concentram quase metade do conteúdo publicado em 2023. Artigo (6,8%) e Coluna (6,3%) são as seções com menos publicações. Ao longo dos anos, a cobertura institucional no Jornal UFG vem diminuindo, reflexo da divisão editorial entre o Portal UFG, mais voltado para a comunicação institucional, e o Jornal UFG, dedicado essencialmente à divulgação científica. Em 2023, mais de 60% do conteúdo do jornal foi produzido a partir de coberturas de eventos acadêmicos e científicos (36,3%) e de pesquisas (24,2%).
Em comparação com outros anos, houve a diminuição do número de contas atendidas e de peças gráficas produzidas pela equipe de designers da Secom. Uma possível justificativa é o aumento da qualificação de agentes de comunicação em unidades acadêmicas e órgãos, que têm produzido as próprias peças gráficas, conforme previsto na Política de Comunicação. Assim, a equipe tem se dedicado às campanhas institucionais de maior abrangência, como Conpeex, Espaço das Profissões, Sisu e grandes datas.
Tabela 55 -Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Promover a divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura da UFG”
Indicador
|
Descrição do cálculo
|
2020
|
2021
|
2022
|
2023
|
Metas 2024
|
Atendimento a órgãos e unidades da UFG para a produção gráfica/publicidade
|
Quantidade de peças gráficas produzidas
|
4.500
|
4.400
|
4.434
|
1.778
|
1800
|
Quantidade de contas atendidas pela publicidade institucional
|
478
|
433
|
423
|
308
|
320
|
Portal UFG
|
Quantidade de notícias, eventos e editais publicados Portal UFG
|
1.305
|
1.296
|
1.311
|
1.288
|
1.300 notícias e editais
|
Quantidade de acessos ao Portal UFG
(visualizações)
|
2.261.509
|
2.275.122
|
2.303.322
|
1.798.027
|
2.000.000 de visualizações
|
Jornal UFG
|
Quantidade de notícias publicadas no Jornal UFG
|
318
|
354
|
290
|
190
|
200 matérias
|
Quantidade de usuários do Jornal UFG
|
265.000
|
287.000
|
288.000
|
194.000
|
200.000 usuários
|
Quantidade de acessos às páginas do Jornal UFG
|
381.000
|
338.662
|
338.000
|
263.000
|
300.000 visualizações
|
Instagram @UFG_oficial
|
Quantidade de seguidores do Instagram @UFG_oficial
|
77.800
|
96.300
|
111.000
|
133.600
|
143.000 seguidores
|
LinkedIn
|
Quantidade de seguidores LinkedIn
|
68.000
|
76.100
|
82.000
|
89.180
|
91.000 seguidores
|
Facebook UFG Oficial
|
Quantidade de seguidores Facebook UFG Oficial
|
82.000
|
81.300
|
84.000
|
83.000
|
82.000 seguidores
|
Tik Tok UFG Oficial
|
Quantidade de interações Tik Tok UFG Oficial
|
Não houve
|
Não houve
|
Não houve
|
46.600
|
50.000 curtidas
|
X
|
Quantidade de perfis X
|
201.500
|
205.000
|
208.700
|
211.903
|
214.000 seguidores
|
YouTube UFG Oficial
|
Quantidade de perfis inscritos YouTube UFG Oficial
|
21.280
|
32.000
|
43.800
|
47.100
|
49.000 seguidores
|
Acervo YouTube UFG Oficial
|
-
|
-
|
-
|
3.100
|
3.400 vídeos
|
Número de visualizações acumuladas desde 27 mar. 2018 YouTube UFG Oficial
|
-
|
-
|
-
|
2.227.046
|
2.300.000 visualizações
|
Releases para a imprensa
*Dados Projeto Visibilidade
|
Quantidade de releases produzidos
|
103
|
75
|
62
|
63
|
80 releases
|
Quantidade de notícias geradas a partir dos releases
|
480
|
306
|
219
|
178
|
250 notícias
|
Atendimentos à imprensa (demandas)
*Dados Projeto Visibilidade
|
Quantidade de atendimentos à imprensa (demandas)
|
1.224
|
828
|
893
|
644
|
900 atendimentos
|
Produção e envio de boletins informativos online
|
Quantidade de e-mails de marketing, Boletins de Notícias e Boletins de Eventos e Editais enviados
|
168
|
167
|
158
|
148
|
150 e-mails e boletins
|
Notícias veiculadas na imprensa
*Dados Projeto Visibilidade
|
Total de notícias coletadas pela Secom durante clipping
|
2.603
|
2.338
|
2.738
|
2.932
|
3200 notícias
|
Quantidade de notícias sobre pesquisa
|
966
|
582
|
392
|
387
|
500 notícias
|
Quantidade de notícias sobre extensão
|
224
|
72
|
131
|
76
|
200 notícias
|
Quantidade de notícias sobre ensino
|
310
|
574
|
651
|
522
|
600 notícias
|
Quantidade de notícias sobre cultura
|
33
|
92
|
172
|
359
|
250 notícias
|
Vinhetas educativas
(TV UFG)
|
Quantidade de vinhetas Vinhetas educativas
(TV UFG)
|
-
|
-
|
-
|
24
|
24 vinhetas
|
Vídeos sobre a UFG disponibilizados no Canal da RTVE no YouTube (colações de grau, eventos protocolares)
|
Quantidade de transmissões
Vídeos sobre a UFG disponibilizados no Canal da RTVE no YouTube (colações de grau, eventos protocolares)
|
59
|
28
|
59
|
61
|
60 transmissões
|
Mundo UFG
(TV UFG)
|
Quantidade de episódios Mundo UFG
(TV UFG)
|
-
|
-
|
242
|
257
|
250 episódios
|
Conexões
(programas TV UFG)
|
Quantidade de episódios Conexões
(programas TV UFG)
|
-
|
-
|
52
|
58
|
60 episódios
|
Programa Boa Semana UFG
(Rádio Universitária e Reitoria Digital)
|
Quantidade de programas que foram ao ar Programa Boa Semana UFG
(Rádio Universitária e Reitoria Digital)
|
-
|
-
|
45
|
51
|
50 programas
|
Programa UFG com Você
(Rádio Universitária + Proec)
|
Quantidade de programas que foram ao ar
Programa UFG com Você
(Rádio Universitária + Proec)
|
-
|
-
|
-
|
32
|
32 programas
|
Programa Intercampus
(Rádio Universitária)
|
Quantidade de programas que foram ao ar Programa Intercampus
(Rádio Universitária)
|
-
|
-
|
-
|
180
|
180 programas
|
Programa Frequência Aberta
(Rádio Universitária)
|
Quantidade de programas que foram ao ar
|
-
|
-
|
-
|
140
|
140 programas
|
Publicações no site radio.ufg.br
|
Quantidade depostagens
|
Não contabilizado
|
Não contabilizado
|
Não contabilizado
|
658
|
680 conteúdos
|
Atendimento a órgãos e unidades da UFG para assessoria a eventos
|
Quantidade de atendimentos para elaboração de roteiro e treinamento em cerimonial
|
20
|
28
|
34
|
51
|
52 atendimentos
|
Promoção de eventos institucionais
|
Quantidade de eventos realizados pela Diretoria de Relações Públicas
|
56
|
97
|
68
|
71
|
70 eventos
|
Quantidade de público
|
Não contabilizado
|
Não contabilizado
|
20.000
|
35.930
|
36.000 pessoas
|
Fonte: UFG, 2024.