RIG 2023 - Objetivo Específico: Racionalizar os processos da área de gestão de pessoas

Em 28/05/24 09:52 Atualizada em 28/05/24 09:52

Projeto Admissão Digital

A UFG recebe constantemente, nos processos de admissão, documentos físicos que devem constar no assentamento funcional dos servidores e dos colaboradores da instituição. Os documentos recebidos ou produzidos no processo de posse e contratação ficam sob a guarda da UFG e, sendo estes em formato físico, a admissão acaba por acarretar um contínuo aumento do volume de documentos que demandam espaço físico para seu recebimento e sua guarda. Para buscar a resolução de maneira integral, o Projeto Admissão Digital foi idealizado. A solução identificada foi reorganizar todo o processo de posse e contratação para que ocorresse de forma 100% digital, sem a necessidade de recebimento ou produção de documentos em formato físico por meio da tramitação pelo SEI. Além de subsidiar o atendimento à legislação e reduzir o recebimento e a produção de documentos físicos, o projeto busca racionalizar o tempo de execução da análise e efetivação da admissão, facilitar para o candidato a apresentação dos documentos na admissão e reduzir custos para a Universidade com utilização de pastas e espaço físico. 

 

Projeto Otimiza SISCONCURSO

 

O SISCONCURSO é um sistema da UFG que gerencia concursos públicos de docentes e processos seletivos para professores substitutos. Ele inclui módulos para cadastro de candidatos, publicação de editais, inscrições e divulgação de resultados. O sistema busca aumentar a transparência e eficiência desses processos, permitindo que os candidatos acompanhem todas as etapas, da publicação do edital à divulgação dos resultados. Em 2023, um projeto de melhoria proposto pela UFG resultou na reescrita e otimização do sistema. Foram adicionadas funcionalidades como a possibilidade de interpor recursos na plataforma e notificações automáticas por e-mail para coordenadores e candidatos. O projeto, que envolveu reuniões, discussões e testes, está em fase final para implementar as melhorias e novas funcionalidades em ambiente de produção, com previsão de conclusão em 2024.

 

A UFG contribui para o aprimoramento profissional e desenvolvimento humano dos servidores por meio de capacitações e acompanhamento de carreira. Em 2023, foram realizadas 34 ações de capacitação, representando um aumento de 60% em relação a 2022. Os temas abordados incluem assédio moral, segurança no trabalho, combate a incêndios, comunicação profissional, gestão de conflitos, prevenção a violências e discriminações, letramento racial e planejamento, dentre outros. Dois cursos de espanhol e dois de francês foram oferecidos. No total, 841 servidores foram capacitados. A UFG também gerencia os processos de licença capacitação, que são afastamentos remunerados de até três meses para participação em cursos. Em 2023, foram homologadas 150 licenças, sendo 58 para servidores docentes e 92 para servidores técnico-administrativos.

 

Tabela 64 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Racionalizar os processos da área de gestão de pessoas” 

Indicador

Série histórica

Atual

Meta

Nome do Indicador

2020

2021

2022

2023

2024

Índice de capacitação dos servidores técnico-administrativos (ICTAE)

2,57%

9,20%

13,65%

25,69%

27%

Índice de capacitação dos servidores docentes (ICD)

29,01%

10,93%

12,43%

26,43%

27%

Fonte: UFG, 2024.