Instâncias internas  de governança

Em 12/06/24 16:30 Atualizada em 12/06/24 16:44

Reitoria

A Reitoria, órgão executivo central que administra, coordena, fiscaliza e superintende todas as atividades universitárias, é exercida pelo(a) reitor(a), nomeado(a) na forma da lei, auxiliado(a) pelo(a) vice-reitor(a) e assessorado(a) pelas pró-reitorias, secretarias, chefia de gabinete, procuradoria jurídica, coordenadorias, assessorias especiais e órgãos suplementares e administrativos.

• Reitor(a)

O(a) reitor(a), entre outras atribuições, administra e representa a Universidade, nomeia os pró-reitores, convoca e preside as Assembleias Universitárias e o Conselho de Integração Universidade-Sociedade. O mandato de reitor(a) é de quatro anos, sendo permitida uma única recondução ao mesmo cargo. Os candidatos à Reitoria integram a lista tríplice organizada pelo colegiado máximo da Universidade, instituído especificamente para este fim, em votação uninominal. Da consulta prévia à comunidade universitária, também em votação uninominal e com peso de setenta por cento para a manifestação do pessoal docente em relação a das demais categorias, sai a indicação de uma chapa da lista tríplice, que é encaminhada ao Presidente da República para nomeação (Lei n. 9.192 de 21 de dezembro de 1995).

• Vice-reitor(a)

O(a) vice-reitor(a), além de coordenador e superintendente das atividades da Vice-Reitoria, substitui o(a) reitor(a) em caso de falta ou impedimento e o(a) representa quando designado(a). Constituem atribuições do(a) vice-reitor(a): coordenar e superintender as atividades da Vice-Reitoria; substituir o reitor(a) em caso de falta ou impedimento; representar o reitor(a) quando designado; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.

• Chefia de Gabinete

A Chefia de Gabinete é responsável pelas relações internas e externas do Gabinete e assessora o(a) reitor(a) e o(a) vice-reitor(a) nas demandas estratégicas e nas atividades do gabinete.

• Assessorias

As assessorias da UFG são responsáveis pela coordenação de assuntos estratégicos e programas e projetos especiais.

APOIO À GOVERNANÇA

Auditoria interna

A Auditoria Interna da Universidade Federal de Goiás é o órgão de assessoramento ao(à) reitor(a) e subordinada ao Conselho Universitário. No âmbito da UFG, a unidade de auditoria interna foi criada em 13 de janeiro de 2003, tendo como principal objetivo desempenhar suas atividades visando o fortalecimento da gestão, numa atuação que consiste em agregar valor ao gerenciamento governamental, contribuindo para o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, à execução dos programas de governo e ao orçamento da União no âmbito da entidade, à comprovação da legalidade e a avaliação dos resultados, quanto à economicidade, eficácia e eficiência da gestão. A Auditoria Interna da UFG pauta suas atividades nos critérios definidos pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal.

Ouvidoria
A ouvidoria atua na UFG defendendo os direitos e interesses gerais da comunidade acadêmica, da sociedade e potenciais da instituição, recebendo, avaliando, encaminhando e buscando soluções para as denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas e elogios, bem como aprimorando o relacionamento da Universidade com seus públicos.

Procuradoria Jurídica
A procuradoria jurídica tem por finalidade executar os encargos de consultoria e assessoramento jurídicos, a defesa judicial e extrajudicial da Universidade, bem como zelar pelo cumprimento das normas legais emanadas do poder público. A estrutura e atribuições específicas da procuradoria jurídica serão definidas no Regimento da Reitoria.