RIG 2022 - AFERIÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS-USUÁRIOS

On 05/15/23 15:22 Updated at 05/15/23 16:01

De acordo com a Lei n° 10861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior – SINAES, a Universidade Federal de Goiás realiza todos os anos a Autoavaliação Institucional, com a máxima participação da comunidade acadêmica. Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, dentre as suas atribuições, citam-se a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, seguindo os procedimentos regulamentados pela Portaria n° 2.051, de 9 de julho de 2004. Clique aqui e saiba mais sobre a CPA. 

Em 2022, o processo de autoavaliação institucional contou com 4.449 respostas dos discentes de graduação, 613 respostas dos discentes da pós-graduação e 640 respostas dos servidores da Universidade. Em termos de representatividade, essas amostras configuram pelo menos 20% dos integrantes da Instituição. Além disso, explica-se também que as amostras apresentam informações significativas das Unidades Acadêmicas, dos cursos e programas de pós-graduação, bem como das áreas do conhecimento.

Os resultados desse processo, comparados com os anos anteriores, podem ser visualizados na Tabela 1 e na Figura 3:

 

Figura 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2019 a 2022

Figura 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2019 a 2022

 

De acordo com a Figura 3, nota-se que o grau médio de satisfação ou adequabilidade das atividades acadêmicas desenvolvidas é, em média, 7,5. Explica-se que todos os instrumentos avaliativos apresentam assertivas passíveis de avaliação, pelos segmentos da comunidade acadêmica, em uma escala métrica de 0 a 10. Verificou-se também que inexistem diferenças sistemáticas entre os discentes e os discentes, quanto ao grau de satisfação com os serviços institucionais. 

Ainda, verificou-se que, em médias, os estudantes avaliam o corpo docente da Universidade com nota próxima a 9,0. Isto é, em todo o período considerado, os professores têm sido um dos fatores mais importantes da Instituição e do desenvolvimento das atividades institucionais. Da mesma maneira, os professores consideram que, em média, as turmas apresentam um rendimento satisfatório próximo a 8,6.

Tabela 2 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2019 a 2022, referente aos cursos de graduação e pós-graduação.

 

Avaliação

2019

2020

2021

2022

Média total

Cursos graduação (docente)

8,5

8,4

8,6

-

 

Cursos graduação (discente)

8,0

8,0

8,3

-

 

Pós-graduação (discente)

-

-

-

75%*

 

Nota: A avaliação de programas de pós-graduação foi iniciada, na UFG, em 2022. Cerca de 630 estudantes de pós-graduação responderam ao instrumento avaliativo e, após análise, 75% consideraram totalmente adequada às atividades, infraestrutura e o corpo docente da UFG.

Fonte: DEE/SECPLAN (UFG), 2022.

Verificou-se que, na perspectiva dos discentes, o nível de satisfação com os cursos de graduação é, em média, 8,1. Enquanto que, na perspectiva dos professores, a satisfação média é cerca de 8,5. Por outro lado, notou-se que, em geral, 75% dos estudantes de pós-graduação estão totalmente satisfeitos com os programas de mestrado, doutorado e mestrado profissional cursados.

De forma detalhada, no âmbito da Autoavaliação Institucional, diversos resultados são apresentados na Tabela 03, tanto da perspectiva discente quanto docente. Em termos de infraestrutura, notou-se que, tanto os professores quanto os estudantes, consideram os laboratórios de informática e os espaços de convivência como adequados e atribuem notas em torno de 8,1 e 7,3, respectivamente. Quando avaliaram a infraestrutura do sistema de bibliotecas, em média, o acervo disponível foi adequado e atribuíram nota próxima a 8,4.

Ainda, em termos de infraestrutura, tanto professores quanto estudantes, avaliaram como adequada à infraestrutura de mobilidade da Universidade, composta por calçadas, vias de tráfego, faixas de pedestres, placas indicativas e outros, atribuindo nota média de 7,5. Por outro lado, um dos quesitos avaliados de maneira não tão satisfatória, em relação aos demais, foi a iluminação e a segurança, que, na perspectiva dos estudantes e professores, ficou com nota média em torno de 7,0. Porém, verificou-se que os estudantes apresentam uma perspectiva inferior de segurança em relação aos docentes.

Confira a Tabela 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2019 a 2022, referente às dimensões avaliadas.

De forma geral, verificou-se que as maiores notas atribuídas pelos estudantes e professores foram para os seguintes quesitos: valorização da diversidade (9,0); canais de comunicação (8,7); clima organizacional (8,4); e sistema de bibliotecas (8,4). Enquanto que, relativamente, os quesitos com notas mais baixas foram: iluminação e segurança (7,0) e internacionalização (7,0). Ressalta-se que essas avaliações são heterogêneas entre as Unidades Acadêmicas e as Regionais da Universidade. No entanto, os quesitos de infraestrutura são ainda menos avaliados nos Câmpus Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás.

Em termos temporais, de acordo com a Figura 04, nota-se a evolução da avaliação institucional pelos discentes e docentes, na UFG.

 

Figura 4 - Evolução do grau de satisfação médio de discentes e docentes, na UFG.

Figura 4 - Evolução do grau de satisfação médio de discentes e docentes, na UFG

Fonte: DEE/SECPLAN (UFG), 2022.

 

De acordo com a Figura 4, em média, a satisfação global fica centrada em torno de 8,0, tanto na ótica dos estudantes quanto dos professores. Verificou-se que, mesmo em um período de pandemia, com medidas de distanciamento social e com restrição das atividades presenciais, o nível de satisfação dos discentes e dos professores não se reduziram. Especificamente, no período, verificou-se que a comunidade acadêmica avaliava como totalmente satisfatórias as ações de enfrentamento ao COVID-19 adotadas pela UFG e o desenvolvimento das atividades acadêmicas remotas.

Em 2022, ano de retomada do ensino presencial, notou-se que, apesar dos desafios impostos pelo retorno presencial, somado aos desafios orçamentários, a UFG manteve o nível de satisfação global em torno de 8,0. Ainda, com satisfatória avaliação sobre as suas medidas de valorização da diversidade, inclusão e da atuação do corpo docente.